Autódromo de Interlagos

Nome oficial: Autódromo José Carlos Pace
Endereço: Av. Senador Teotônio Vilela, 261 - São Paulo (SP) BRASIL
Extensão: 4.309 metros
Curvas: 11
Sentido: anti-horário


Características

Antes das reformas que trouxeram a Fórmula 1 de volta a São Paulo, em 1990, Interlagos era considerada uma das melhores pistas do mundo com seus quase 8 km de extensão. O traçado, inaugurado na década de 40, tinha curvas e retas de todas as características: alta, média e baixa velocidades. Um dos trechos mais espetaculares era a sequência das curvas 1, 2 e 3, que ia da reta dos boxes até o fim do Retão. Era ponto de honra percorrer as três curvas com o pé embaixo, "flat", como se diz no jargão automobilístico.

A reforma foi necessária por dois motivos: primeiro, a F-1 moderna não comportava mais circuitos de longa extensão porque as corridas tinham poucas voltas e eram pouco atraentes para as transmissões de TV; depois, porque o traçado, que tinha alguns trechos muito velozes, ficou perigoso e os custos de construção de novas áreas de escape inviabilizariam uma adaptação às novas exigências de segurança da categoria.

O novo traçado eliminou curvas históricas, como o Sol, a Ferradura e o Sargento. Na verdade, a pista atual não agrada a todos. Christian Fittipaldi, por exemplo, reclama que no novo traçado não há mais nenhuma curva realmente de alta velocidade. Em compensação foi criado o "S do Senna", sugerido pelo próprio Ayrton, uma das curvas mais difíceis da F-1.

Uma dificuldade extra para os pilotos é que Interlagos se percorre no sentido anti-horário, ao contrário da maioria das pistas em todo o mundo.


Histórico   

Foto da Pista AntigaO autódromo de Interlagos, hoje autódromo José Carlos Pace, foi inaugurado em 12 de maio de 1940, idealizado e construido por Louis Romero Sanson, nascido à 03/02/1887 na Ilha de Trindade.

A denominação inicial (Entrelagos e depois Interlagos) veio pelo motivo de ele estar situado entre os antigos lagos da região, que se transformaram nas represas Guarapiranga e Billings, zona sul da capital paulista.

A primeira prova realizada foi o GP São Paulo, vencido por Arthur Nascimento Jr., com um Alfa Romeo 3.500cc, levou 1h46m44s para percorrer as 25 voltas oficiais, seguido por Chico Landi com um Maseratti 3.000cc e Geraldo Avelar com uma Alfa Romeo 2.700cc, sendo registrado também o primeiro acidente, felizmente sem lesões, ocorrido com Francisco Credentino que chocou-se contra um barranco.

Em 1950, através da Comissão do IV Centenário, foram feitas grandes melhorias no Autódromo, visando a grande festa paulistana para 1954.

Após anos de muito uso e pouca conservação, totalmente deteriorado, pelo esforço de Lula Gancia, vice-presidente da APVC, e dos pilotos, em 1969 iniciaram uma campanha pela reforma de Interlagos, o que se concretizou levando a reinauguração em 29 de fevereiro de 1970 com a prova internacional de F-Ford, vencida por Emerson Fittipaldi.

Em outubro de 1971, após novas adequações do Autódromo, desde a pista oficial até as instalações para equipes, imprensa, dirigentes e público, aconteceu a prova internacional de Fórmula 2, vencida também por Emerson Fittipaldi, seguido por Ronnie Peterson.

Em 1972 ocorreu a primeira corrida de Fórmula 1, etapa não oficial, vencida por Carlos Reutman, prova esta que trouxe em definitivo a partir de 1973 para o nosso país a etapa oficial anual da Fórmula 1, até nossos dias, sendo que de 1981 à 1989 os "GP Brasil de Fórmula 1" foram realizados no Rio de Janeiro.

Vale lembrar que em 26 de dezembro de 1985 o autódromo passou a chamar-se "Auódromo José Carlos Pace" em homenagem ao piloto brasileiro falecido em 1977 em um acidente de avião.

Em 1989 o autódromo passou por uma reforma total, inclusive o traçado, que modificado passou dos 7.823 metros anteriores à 4.309 metros atuais, com a construção de 23 novos boxes de 12x18 metros, além da moderna torre de controle, sala de imprensa, centro médico e demais instalações apropriadas para sediar mega eventos, como o GP Brasil de F1, que voltou em definitivo em 1.990.

Além da Fórmula 1, sediamos o GP Brasil de Motovelocidade em 1992, o Campeonato Internacional de Turismo (ITC) em 1996, uma etapa da Le Mans Series em 2007, além de duas provas da Top Race Argentina, em 2009 e 2010.


1 Final da Reta de Boxes
2 "S"  do Senna
3 Saída do "S" do Senna
4 Entrada da Reta Oposta
5 Reta Oposta
6 Saída da Reta Oposta
7 Entrada do Lago
8 Lago
9 Saída do Lago
10 Entrada do Laranjinha
11 Laranjinha
12 Saída do Laranjinha
13 Pinheirinho
14 Bico de Pato
15 Mergulho
16 Junção
17 Saída da Junção
18 Subida do Café
19 Café
20 Entrada da Reta de Box
21 Reta de Box
22 Entrada de Box
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